17 de fevereiro | 19:11

ISO 9001 - Versão 2015 - Prepare-se para a Mudança!

norma ISO 9001, utilizada para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, está sendo revisada pela ISO (International Organization for Standardization), e a publicação da sua nova versão, a ISO 9001:2015, está programada para setembro de 2015.

Esta nova versão está sendo ansiosamente aguardada por toda a comunidade ligada a Gestão da Qualidade, e trará um impacto nas mesmas proporções da publicação da versão 2000.

Segundo o Diretor da Concept Soluções Anselmo Pereira: "Esta nova versão inclui uma mudança fundamental que leva em consideração as expectativas de qualidade atuais e futuras dos clientes finais em relação às cadeias de fornecimento  e aumenta o impacto e o valor dos Sistemas de Gestão da Qualidade em todas as organizações."

 

QUAIS SERÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?

Em maio de 2014 a ISO publicou para votação a DIS ISO 9001 revisão 2015 (DIS - do Inglês, Draft International Standard) da nova versão norma. A próxima etapa é a publicação FDIS (do Inglês, Final Draft International Standard), que é esperada para setembro de 2015. Após o FDIS, o passo final é a publicação da versão final da norma.

O período de transição para a implementação dos novos requisitos pelas organizações que já são certificadas na ISO 9001 será de três anos após a publicação da versão oficial da norma.

Apesar de o DIS não ser ainda a versão final da norma, não é esperado que a mesma sofra grandes alterações até a publicação da versão final.

 

QUAIS AS PRINCIPAIS MUDANÇAS TRAZIDAS PELA VERSÃO 2015?

A revisão 2015 da ISO 9001 terá uma abordagem modernizada, que irá incluir:

- Maior ênfase na geração de valor, para a organização e para seus clientes. A nova versão é voltada a geração de resultados e a melhoria dos mesmos.

- Maior ênfase na avaliação dos riscos.

- Solicita que as organizações levem em consideração o feedback de todas as partes interessadas e de todos os processos envolvidos (não apenas os feedbacks dos seus clientes).

- Maior envolvimento da alta direção.

- A estrutura da norma foi revisada para estar alinhada com outras normas ISO para sistemas de gestão, de modo a facilitar sua integração.

- Maior facilidade na aplicação dos requisitos às empresas de "serviços".

- Maior flexibilidade nas exigências sobre procedimentos documentados (por exemplo, a adoção de um "manual de qualidade" não é mais obrigatória).

- O que não irá mudar  é que o CLIENTE continua a ser o foco principal da norma.   

Mesmo que o FDIS possa trazer pequenas alterações com relação à versão DIS, a Concept recomenda que todas as organizações comecem a se familiarizar com os requisitos da versão DIS.

Iremos publicar regularmente qualquer nova informação sobre o desenvolvimento da nova versão da ISO 9001.

Nossas equipes estão disponíveis para fornecer todo o apoio necessário às organizações durante esta fase de transição e na implementação dos novos requisitos.

Aproveite para realizar o treinamento ISO 9001 - Versão 2015, para conhecer em maior profundidade as mudanças que virão!